segunda-feira, 27 de julho de 2020

O Despertar de Rita - Educating Rita


 Data de Lançamento: 16 de junho de 1983

Direção: Lewis Gilbert

Elenco: Michael Caine, Julie Walters, Maureen Lipman


Nacionalidades: Reino Unido, EUA

Ano de produção: 1983

Gênero: Comédia dramática

Título original: Educating Rita


SINOPSE

Uma cabeleireira de 26 anos, Susan White (Julie Walters), que prefere ser chamada de Rita, procura ter formação universitária. Ela tem como orientador Frank Bryant (Michael Caine), um professor de literatura que é alcoólatra e divorciado, sendo que sua atual companheira, Julia (Jeananne Crowley), está tendo um caso com um amigo dele, Brian (Michael Williams). Se Bryant está cheio de problemas Rita também tem os seus, pois Denny (Malcolm Douglas), o marido dela, se incomoda de ver a mulher estudando e anseia que fique logo grávida. Enquanto Rita cresce intelectualmente sob a tutela de Bryant, ela percebe que lhe faltava autoconfiança para ir adiante.




Resenha

Estava assistindo uma aula do meu curso de Letras, e uma das referências da aula trazia esse filme como base, era sobre a universidade aberta. Procurei para ver, pensei que seria um filme cansativo, que eu não iria gostar, mas me surpreendi.

O filme relata como antigamente as coisas eram ainda mais difíceis  para nós mulheres, a personagem central não quer ser mãe antes de se descobrir, mesmo se sentindo velha aos 26 anos, ela precisa tomar seu anticoncepcional escondida do marido, ele não apoia os estudos dela, e ainda cobra que ela tenha um bebê.

Em determinado momento é mostrado um dialogo desse marido com o pai de Rita, onde ele cobra que ela tenha filho, depois disso ela e o marido se separam, então ela se sente finalmente livre para viver o que ela sonha para ela.

Gostei muito do filme, é um filme que retrata bem o processo dela, como a personalidade dela vai se moldando de acordo com os conhecimentos que ela passa a adquirir, a relação de amizade dela com o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário